Sobre a Cervicalgia!
Causas e Sintomas e Tratamento para a Cervicalgia
A coluna cervical é uma região sujeita a disfunções pela atividade ocupacional, laboral ou desportiva ou traumática. Por exemplo, hoje em dia o uso, por longos períodos do computador e telemóvel em posturas de sobrecarga estrutural de articulações e músculos cervicais, pode levar a disfunção, dor, contraturas e rigidez de movimento, se não adotar comportamentos preventivos para a Cervicalgia, dor na coluna cervical.
Na Purafisio a Educação para a Prevenção sintomática é para nós crucial, porém, quando há já sintomas e comprometimento nervoso, radiculopatia (video explicativo) associado à cervicalgia, com apresentação de sintomas nos membros superiores como diminuição de força muscular, alterações da sensibilidade e por exemplo sensação de "formigueiros" nas áreas dependentes das raízes nervosas afetadas, dispomos de um conjunto de Terapias Manuais Diferenciadas para o ajudar.
As cefaleias de tensão (dores de cabeça) podem também resultar de alterações cervicais e também podem ter solução.
Como tratar?
O tratamento de fisioterapia dependerá das causas e gravidade da situação, no entanto, o primeiro objetivo é aliviar sintomas e atuar sobre a causa do problema e dar-lhe algumas dicas para modificar a realização de atividades quotidianas que possam estar a provocar e/ou agravar a sintomatologia.