Quando deve um Homem Procurar Fisioterapia do Pavimento Pélvico?

03-01-2025
Fisioterapia_Pavimento_Pélvico_Masculino
Fisioterapia_Pavimento_Pélvico_Masculino

Qual o papel do fisioterapeuta na saúde pélvica do homem?

A fisioterapia na reabilitação das disfunções do pavimento pélvico tem vindo a ganhar cada vez mais importância e, embora sejam mais frequentes nas mulheres, também os homens podem desenvolver disfunções nesta musculatura.

Como saber se preciso de fisioterapia pélvica?

As disfunções na musculatura do pavimento pélvico ocorrem frequentemente devido a uma falta de ativação, controlo ou força destes músculos. Estas alterações têm sido associadas à incontinência e podem ter um impacto direto na força erétil e no processo ejaculatório.

As disfunções do pavimento pélvico mais comuns nos homens são:

1 - Incontinência urinária após intervenção cirúrgica na próstata

2 - Dor pélvica crónica

3 - Disfunções sexuais, como a disfunção erétil e a ejaculação prematura

4 - Incontinência Fecal

A próstata é uma glândula pequena, do tamanho de uma noz, que ajuda o homem a produzir sémen. O cancro da próstata é o cancro mais frequentemente diagnosticado nos homens, com mais de 1.4 milhões de novos casos diagnosticados a nível mundial, sendo normalmente intervencionados cirurgicamente.

Após a cirurgia da próstata, os homens podem sofrer de incontinência urinária (perdas de urina) e/ou disfunção erétil, sendo que se estima que até 60% dos homens possam ter sintomas. Embora estes sintomas possam melhorar naturalmente após a cirurgia, alguns homens mantêm queixas que podem afetar a sua qualidade de vida.

Alguns homens reportam outras condições como a dor pélvica crónica, que é uma síndrome caracterizada por dor na zona pélvica acompanhada por sintomas como incontinência e/ou urgência urinária e as disfunções sexuais que englobam a disfunção erétil, a diminuição da líbido e a ejaculação precoce. A disfunção erétil pode ser identificada em 52% dos homens em geral e a ejaculação precoce em 30%.

Para que serve a fisioterapia pélvica?

No caso das intervenções cirúrgicas da próstata, a realização de fisioterapia pélvica prévia à cirurgia vai permitir uma recuperação mais rápida da função dos músculos do pavimento pélvico, reduzir a incontinência urinária pós-cirúrgica e melhorar a qualidade de vida dos homens. Após a cirurgia, o treino desta musculatura irá ajudar a gerir sintomas existentes e garantir uma boa funcionalidade de toda a região pélvica e abdominal.

Já nas disfunções sexuais, cada vez mais tem sido provado na evidência científica que a fisioterapia pélvica é uma opção bem sucedida para o tratamento das mesmas, através de programas específicos de exercícios.

Deste modo, a fisioterapia pélvica é uma abordagem terapêutica que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e promover a saúde de todo o complexo abdomino-pélvico.

Consulte um Fisioterapeuta da Purafisio com Formação Avançada nestas condições!

Bibliografia:

Conservative interventions for managing urinary incontinence after prostate surgery (Review).

Pelvic floor muscle training in radical prostatectomy: a randomized controlled trial of the impacts on pelvic floor muscle function and urinary incontinence.

The Role of Physical Therapy in Sexual Health in Men and Women: Evaluation and Treatment.

Pelvic Floor Muscle Training and Erectile Dysfunction in Radical Prostatectomy: A Randomized Controlled Trial Investigating a Non-Invasive Addition to Penile Rehabilitation.

Long-­term effects of pelvic floor training in male chronic pelvic pain, correlation between subjective and objective outcomes: a study protocol for a randomised controlled trial.

Pelvic floor muscle training improves erectile dysfunction and premature ejaculation: a systematic review.